domingo, 27 de novembro de 2016

Irã era conhecido como Pérsia

Pérsia (do latim Persia, através do grego antigo Περσίς ou Persís ) é o nome metonímico[1] pelo qual os gregos da Antiguidade designavam o território governado pelos reis Aquemênidas, cuja dinastia (c. 550 a.C.–330 a.C.) marcou o apogeu do império, que, graças às conquistas territoriais empreendidas por Dario e Xerxes, tornara-se o maior império do mundo conhecido.

No século III, sob a dinastia Sassânida, aparece a palavra Ērān ou Ērānšahr, que signifca "País dos Arianos" ou "País dos Iranianos". No século VII, após a queda dos Sassânidas, o país volta a ser chamado de "Pérsia", pelos estrangeiros. Essa denominação seria usada até 1934, quando Reza Pahlavi, por decreto firmado em 31 de dezembro daquele ano, substitui o nome "Pérsia" por Irã.[2] De fato, o país sempre fora chamado "Irã", pelo seu povo, embora, durante séculos, tivesse sido referido pelos europeus como "Pérsia" (de Pars ou Fars, província no sul do Irã), por influência dos escritos dos historiadores gregos. Mais tarde, em 1959, ambos os nomes passaram a ser admitidos oficialmente pelo governo iraniano,[3][4]embora a denominação "Irã" tenha se tornado a mais usual no Ocidente a partir de 1935.

Atualmente, o termo Pérsia costuma ser reservado ao Império Persa, que foi fundado por um grupo étnico (os persas) a partir da cidade de Ansam, situada na atual província iraniana de Fars. O império foi governado por dinastias sucessivas (persas ou não), que controlavam o planalto Iraniano e os territórios adjacentes.

"Persa" pode, portanto, significar:

algo pertinente ao Irã ou ao Império Aquemênida;o natural ou habitante do Irã;algo pertinente ao grupo étnico persa;a língua persa, seja o persa antigo, o persa médio (pálavi) ou, ainda, o persa moderno (pársi).

EtimologiaEditar

Pelo menos desde 600 a.C., o termo Persisera usado pelos gregos para referirem-se à Pérsia/Irã. Persis provém do persa Pars ou Parsa – o nome do clã principal de Ciro e que também deu o nome da região onde habitavam os persas (correspondente, hoje, à moderna província iraniana de Fars). O latimemprestou o termo do grego, transformando-o em Persia, forma adotada pelas diversas línguas europeias.

O povo iraniano, para se referir ao próprio país, usava desde o período sassânida, o termo "Iran", que significa “terra dos arianos”, derivado de Aryanam, forma encontrada em textos persas antigos. No período aquemênida, os persas usavam o termo Parsa.

Em 1935, o xá Reza Pahlavi solicitou formalmente que a comunidade internacional passasse a empregar o nome nativo do país, Iran (Irã ou Irão, em português). Em 1959, o xá Mohammad Reza Pahlavi anunciou que tanto Pérsia como Irã eram formas corretas de referir-se ao seu país.[5]
Pérsia atual Irã


Nenhum comentário:

Postar um comentário